Negócio

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira (20), após uma queda maior do que a esperada nos estoques da commodity nos Estados Unidos. Investidores também seguem atentos aos desdobramentos das negociações para um cessar-fogo na Ucrânia, já que qualquer perspectiva de avanço deve pesar sobre os preços da commodity.

"A possível flexibilização das sanções sobre o petróleo russo continua pesando no sentimento do mercado, enquanto o aumento da produção da Opep+ também alimenta riscos de queda", afirma Felipe Barragán, da Pepperstone, em nota.

No fechamento, o petróleo tipo Brent (a referência mundial) com vencimento em outubro teve alta de 1,59%, cotado a US$ 66,84 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). Já o petróleo WTI (a referência americana) com entrega prevista para o mesmo mês subiu 1,52%, a US$ 62,71 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Segundo o Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos, os estoques de petróleo caíram em cerca 6 milhões de barris, para 420,7 milhões de barris, na semana encerrada na última sexta (15). O consenso dos analistas consultados pelo “Wall Street Journal” apontava para uma queda de 1,5 milhão de barris.

Veja mais